Filmes gravados na Escócia

filmes gravados na Escócia

Filmes gravados na Escócia

Você sabe quais são os filmes gravados na Escócia que mais fizeram sucesso?

Várias produções cinematográficas premiadas foram gravadas nos belíssimos cenários cosmopolitas e interioranos do país, que fica pertinho da Inglaterra.

Por isso, a Equipe da Global Active Study dedica este post especialmente aos amantes da sétima arte. Nele, vamos relembrar em detalhes alguns dos filmes mais sensacionais gravados no país das Highlands e os cenários escolhidos para as filmagens.

Pode ter certeza de que, ao terminar a leitura, você vai ficar cheio de vontade de fazer um intercâmbio no país!

Top 5 filmes gravados na Escócia com cenários incríveis

A Escócia é um país essencialmente cinematográfico – tanto que suas paisagens já serviram de pano de fundo tanto em produções históricas, quanto em filmes de fantasia e ação.

Relembre alguns deles:

1) Braveheart (Coração Valente, 1995)

Impossível falar em Escócia sem lembrar do filme Braveheart, que estreou em 1995 e, literalmente, fez deslanchar a carreira de Mel Gibson. Braveheart venceu o Oscar de Melhor Filme da época (1996). O filme é inspirado na história real de William Wallace, um dos líderes à frente do movimento de independência da Escócia.

A história mostra as campanhas militares articuladas por ele para derrubar o Rei Eduardo I, da Inglaterra. E é claro que não poderia haver local mais propício para a gravação: as Highlands, como são chamadas as regiões montanhosas da Escócia, serviram de pano de fundo para as gravações.

Se você sonha em conhecer toda essa região belíssima onde o filme foi gravado, vale a pena incluir no roteiro do intercâmbio os vilarejos Glencoe, Loch Leven e Glen Nevis.

2) Harry Potter (2001-2011)

Quando você pensa em Harry Potter, logo vem à mente aquelas cenas na Inglaterra, da estação King’s Cross? Pois saiba que não foi apenas a Terra da Rainha que serviu de pano de fundo para as gravações dos oito filmes que narram a trajetória do bruxo mais amado do mundo inteiro.

Muitos detalhes do próprio Castelo de Hogwarts, por exemplo, foram retirados das muralhas de Alnwick – um antigo castelo situado próximo à divisa da Escócia com a Inglaterra – que foi originalmente construído em 1906. Ele abriga jardins impressionantes que somam mais de 170km² de área, além de uma biblioteca com acervo de mais de 16.000 obras.

3) Trainspotting (Sem Limites, 1996)

Quando o assunto são filmes com cenários underground, a Inglaterra e a Escócia sempre garantem um lugarzinho na lista. E, se você é fã de longas que contam a história de personagens que representam muito bem o movimento da contracultura, certamente já deve ter assistido Trainspotting, lançado em 1996.

Se não conferiu ainda, vale a pena procurar. Principalmente porque, além de uma história louca que retrata bem a realidade da fase “sexo, drogas e rock’n’roll” no Reino Unido, o filme teve várias cenas gravadas na capital escocesa, Edimburgo.

O filme narra a história de Mark Renton, um viciado em heroína que oscila entre períodos de tentativa de sobriedade e recaídas. Quando se muda para Londres, depois de finalmente ficar “clean”, os desafios para se manter sóbrio retornam com a chegada de dois amigos malucos.

4) The Da Vinci Code (O Código da Vinci, 2006)

Polêmico, envolvente, cheio de ação…o Código da Vinci fez muito sucesso e, sem dúvidas, mereceu todos os elogios por sua adaptação cinematográfica.

O que muitas pessoas não sabem é que, embora o centro da narrativa gire em torno do Museu do Louvre e dos cenários ingleses (como a Abadia de Westminster e a Temple Church), a Escócia também recebeu Tom Hanks para as gravações!

A Capela de Rosslyn, situada na cidade de Lothian, a apenas 10 km de Edimburgo, já havia entrado na mira dos turistas antes mesmo do filme. Isso porque, no livro de ficção, Dan Brown já havia sugerido que nessa construção datada do século 15 estaria escondido o segredo do Santo Graal.

Quando tiveram início as gravações do filme, então, a produção conseguiu fechar a capela especialmente para as filmagens. Incrível, né?

5) Outlander (2014-presente)

A última menção da nossa lista, na verdade, não é um filme. É uma série – e daquelas espetaculares! Principalmente para quem curte uma boa dose de ficção científica, com aquela mistura de cenários belíssimos e um contexto de guerra ao fundo.

A produção é uma verdadeira miscelânea de vários elementos que compõem uma clássica obra de arte televisiva.

A série narra a história de uma enfermeira inglesa, chamada Claire Randall, que viaja junto do marido à Escócia para que se reaproximem após o drama da II Guerra. Eventualmente, por conta de uma magia inesperada, a protagonista acaba voltando cerca de 200 anos no tempo – mais precisamente para o país no contexto de 1743. 

É claro que, para tornar a história o mais real possível, a equipe de produtores e atores se deslocou até as incríveis Highlands escocesas, filmando no vilarejo de Glencoe, em Falkland e no Doune Castle.

Lembre-se de incluir esses spots no roteiro do seu intercâmbio!

Outros filmes gravados no Reino Unido e na Escócia

Seu filme ou sua série favorita não apareceu aqui na lista?

Afinal, a verdade é que são tantos filmes e séries sensacionais gravados na Escócia que é difícil selecionar apenas cinco. Poderíamos falar ainda de produções como Orgulho e Preconceito, Local Hero, Elizabeth, O Diário de Bridget Jones, Game of Thrones…enfim, são muitas mesmo!

Portanto, se você já gostou de conhecer algumas locações, aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos no WhatsApp e demais redes sociais.

Se você sonha em fazer um intercâmbio na Escócia e conhecer todos esses lugares incríveis, entre em contato com a Equipe da Global Active Study.