Intercâmbio em casa de família

acomodação em casa de família

Intercâmbio em casa de família – como funciona?

Intercâmbio em casa de família – como funciona, quais são as vantagens e desvantagens e como não entrar em furadas durante o período no exterior!

Antes de mais nada, essas dúvidas são extremamente comuns entre intercambistas.

Dessa forma, a equipe da Global Active Study reuniu ótimas dicas para quem deseja conhecer esse formato de acomodação durante o intercâmbio e aprender como se portar para ter um excelente relacionamento com sua host family durante o período no exterior.

O que é a casa de família?

Casa de família, também chamada em inglês de “homestay” ou “host family” é um termo que significa, em tradução literal, “família hospedeira”.

Nesse contexto,  são aquelas pessoas responsáveis por acolher estudantes estrangeiros em suas casas durante o período de duração do curso no país em questão – e são remunerados por isso, claro.

Nem todo o intercâmbio ao exterior envolve uma casa de família local.

Entretanto, conviver com uma família local do país é uma experiência extremamente enriquecedora.

Afinal, além de poder conversar e dividir refeições no idioma estrangeiro todos os dias, você vai poder observar como é a rotina das pessoas que moram naquele país.

De certo modo, o mergulho cultural é ainda mais intenso quando o intercâmbio envolve uma host family.

Como funciona a hospedagem com uma casa de família?

O intercâmbio em casa de família geralmente é organizada pela escola de intercâmbio do país de destino ou, então, pela agência de intercâmbio que vai auxiliar o intercambista a organizar a viagem.

A maioria das escolas de inglês certificadas conta uma rede de famílias dispostas a abrirem suas casas para acomodarem estudantes.

Naturalmente, as casas das famílias são avaliadas pelas escolas de intercâmbio previamente, com o intuito de garantir a segurança do intercambista.

Ainda assim, para os brasileiros, contar com uma agência parceira simboliza uma enorme vantagem.

Afinal, ter um agente intermediário entre a família e a escola de inglês é um facilitador, caso haja algum desentendimento ou alguma dificuldade de adaptação (embora rara, essa situação pode acontecer eventualmente).

Mas como funciona, na prática, o processo de hospedagem com os hosts no momento em que o aluno chega ao país?

Não há mistério algum: o estudante é direcionado à família, conhece os membros e passa a alinhar diretamente com eles os aspectos associados à nova rotina.

Geralmente, as próprias famílias mostram aos estudantes a casa, explicam os horários de refeições e fornecem orientações de locomoção pela cidade (como chegar à escola, qual ônibus ou trem pegar, por exemplo).

Casa de família: 5 estratégias para uma boa convivência

Como você pode imaginar, entrar no lar de pessoas com costumes diferentes dos seus e rotinas bem definidas exige alguns cuidados pontuais.

Por isso, abaixo apresentamos 5 dicas essenciais para que você tenha uma excelente convivência com sua host family – e, mais do que ficar hospedado na casa de estrangeiros – tenha a oportunidade de fazer verdadeiros amigos para o resto da vida:

1. Pesquise sobre os hábitos culturais do país antes de viajar

Fazer um intercâmbio é muito mais do que sair do Brasil e estudar outro idioma.

Principalmente se você optar por ficar hospedado com uma host family.

Ao morar na casa de locais, você vai perceber o impacto direto do choque cultural em situações verídicas do dia a dia.

Para evitar conflitos, procure se informar um pouco mais sobre o destino: muitas vezes, algo que não é considerado rude pelos brasileiros pode ser mal visto no caso de uma cultura diferente.

Hoje, a informação está mais acessível do que nunca.

Assista canais no Youtube, pesquise em livros, revistas ou na internet sobre o país de destino para aprender mais sobre hábitos culturais, atos considerados respeitosos (ou não!) e formas de agradecimento

Assim, você vai estar preparado.

2. Abra seu mindset para novas experiências

Sabe o que é muito legal em relação à hospedagem com uma host family?

Você pode conhecer bairros e lugarzinhos frequentemente visitados por pessoas que realmente moram na cidade e, claro, sair um pouco da zona turística.

Muitas vezes, a própria host family se coloca à disposição para levar os intercambistas para conhecer os melhores restaurantes, parques ou museus.

Mas, se isso não acontecer, também vale a pena pedir as dicas a eles e aproveitar para explorar a cidade sozinho.

Vá com uma mentalidade aberta e prepare-se para viver novas experiências.

3. Comunique-se de forma aberta (e cordial!)

Esta tarefa pode ser um pouquinho mais complexa para os tímidos.

No entanto, a comunicação é muito importante quando você está vivendo na casa de outras pessoas.

Por exemplo: se a família oferece um jantar, mas você havia marcado algo com seus amigos da escola, não deixe de avisar e explicar o porquê de não ter aceito o convite.

A comunicação é a base para evitar ruídos e situações constrangedoras com seus hospedeiros.

4. Seja responsável pela área que você ocupa na casa

Não custa relembrar: a sua host family não vai ser como sua mãe em casa – caso você esteja acostumado a ter alguém lavando a louça, dobrando suas roupas e arrumando seu quarto todos os dias.

Você deve ser a pessoa responsável por organizar seu espaço e cuidar da limpeza do seu quarto.

Inclusive, o intercâmbio costuma ser uma excelente oportunidade para adquirir mais maturidade em relação a tais aspectos.

5. Lembre-se: atitudes proativas são sempre bem vistas!

Por mais que eventualmente exista uma barreira de idioma entre você e sua host family, lembre-se de que ser educado é uma linguagem universal.

Ninguém vai lhe tratar mal por ser prestativo e oferecer ajuda.

Portanto, para estreitar laços com sua família hospedeira, demonstre uma atitude proativa: questione se você pode ajudar a tirar o lixo, varrer a casa ou lavar a louça.

Não fique apenas trancado no quarto.

Aproveite a oportunidade para se relacionar, fazer amizades, aprender e evoluir!

 

E aí, curtiu as dicas? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo com os amigos via WhatsApp, Instagram e demais redes sociais!

E, se você tiver outras dúvidas sobre intercâmbio, entre em contato com a Equipe da Global Active Study.